Esperança na crise


Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação - Habacuque 3:17-18
 Os tempos são de crise. Essa e uma situação presente em nossa vida material, familiar, profissional, individual, coletiva, emocional, existencial e espiritual. Mas como proceder nestes momentos? Qual deve ser a conduta de um cristão autêntico? Estar confiante e alegre, quando tudo vai bem é fácil. Porém, e quando tudo parece dar errado, quando atravessamos uma profunda crise. Aqui está o verdadeiro desafio! Vejamos brevemente a experiência do profeta Habacuque neste sentido. Ele foi capaz de declarar e tomar algumas importantes posturas frente às crises.

1 - Uma declaração de confiança em tempos de crise: Habacuque enfrentou momentos de muitas adversidades. O povo vivia da agricultura, e tudo havia sido destruído, a cidade transformou-se em um deserto (vs 17). Até o plano de Deus não estava sendo entendido corretamente. Porém, ele apresenta uma declaração de confiança total em Deus. É importante perceber que o termo ”todavia” quebra a expectativa de tragédia que o profeta vinha descrevendo e coloca a confiança em Deus. Seria como se tudo na cidade e no campo se acabasse, mas ainda assim a esperança se mantivesse no Senhor. Essa convicção, também foi demonstrada pelo rei Ezequias, que em meio a problemas religiosos, tendo de tomar medidas sérias e impopulares, revelou total confiança no Senhor (II Reis 18.5). Outro exemplo é de Jó, que sofreu tanto, mas demonstrou confiança no Senhor, não pecando contra o seu Deus (Jó2.10;19)

2 - Uma declaração de alegria em tempos de crise: O profeta Habacuque canta, em tempos de crise (vs 18). É um hino que parte de um coração marcado pela dor, e sente que os tempos são difíceis. Nestas horas de aflições é que o povo de Deus mais deve adorar. O ensino, aqui, é no sentido de se regozijar no Senhor, venha o que vier. Isso aconteceu com os cristãos torturados e mortos pelo Império Romano, nas arenas e prisões. Paulo e Silas acorrentados, na prisão, cantaram louvores a Deus. (At. 16.25). Jesus nos orienta da necessidade de nos alegrarmos nos momentos difíceis. (Mt 5.11,12).

3 - Uma declaração de vitória em tempos de crise: A confiança e a alegria demonstradas por Habacuque eram reflexos da certeza absoluta (e não apenas uma convicção) da vitória que Deus concede. Para o cristão, a crise espiritual é a mais dramática. Começamos a olhar para o tamanho do problema, e deixamos de olhar para Deus. Agimos como se tudo estivesse consumado, acabado. Cometemos o erro de conceder ao inimigo a possibilidade de colocar muitos empecilhos na obra que Deus quer fazer na nossa vida, na do nosso próximo e da igreja! 

Não sabemos o que vai acontecer, mas devemos esperar o sobrenatural de Deus, atuando com alegria, convictos plenamente de que Deus suprirá as nossa necessidades. É essa a convicção de vitória que impulsiona o cristão a viver nos dias atuais. Até porque, se olharmos em volta, veremos a dura e complicada realidade que cada um de nós enfrenta; é como visualizar aquilo que Habacuque viu: escassez, crises e adversidades. Há uma certeza e uma esperança na pessoa de Deus e em suas promessas. Só Ele pode resolver e solucionar os problemas cotidianos. Nossa esperança precisa residir unicamente no Senhor. Sua misericórdia nos alcança. 

Não importa qual a crise que esteja enfrentando hoje, acredite que o Senhor irá sustentá-lo e lhe conduzir para a vitória. Lembre-se que nada pode nos separar do amor de Deus (Rm 8.37-39) (Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil). DEUS abençoe sua vida e família! Semana vitoriosa a todos!

BOLETIM 10/04
Grande Abraço!
Pr. Dário Rocha
Esperança na crise Esperança na crise Reviewed by Igreja Batista Central do Jordão on 4/11/2016 11:38:00 AM Rating: 5

Nenhum comentário

Não deixe de comentar, estamos ansiosos esperando sua opinião.

Lembre-se que você pode escolher comentar pelo FACEBOOK, clicando na opção nessa barrinha escura aí acima!

Porém antes de Comentar leia:
-Comente só sobre a postagem; (Caso queira falar conosco clique em "Contato")
-Este blog é público, e várias pessoas acessam diariamente, por isso não coloque seu número telefônico, senha, ou dados pessoais nos comentários.

Image Link [http://3.bp.blogspot.com/_Fci168erGdQ/SSRaF9y9-II/AAAAAAAAAS0/JZ2NPEsH8-Q/S220/101_1247.jpg] Author Name [Igreja Batista Central do Jordão] Author Description [Uma igreja que existe para lhe ajudar a crescer espiritualmente com os propósitos de Deus para sua vida.] Facebook Username [ibcjordao] Twitter Username [none] GPlus Username [+ibcjordaotv] Pinterest Username [none] Instagram Username [none]