O que é a Santa Ceia?



“E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado. Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus. E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras." (Marcos 14:22-26)

A Ceia foi instituída por Jesus na noite em que Ele foi traído por Judas, no dia da páscoa judaica. A Santa Ceia foi ordenada por Cristo para que fosse realizada para sempre como uma forma de se lembrar do Seu sacrifício na cruz pelos nossos pecados. Por causa disso nós cristãos a celebramos até hoje, como um memorial do grande amor de Deus por nós. Além de ser uma cerimônia de recordação, a Santa Ceia é um momento de comunhão na igreja e de fortalecimento da fé de cada um dos membros do corpo de Cristo. Ela é um momento único, especial e que deve ser tratada com toda a nossa adoração.

  • SANTA CEIA - É uma festa memorial (1 Coríntios 11:23-25). Jesus quer que nós nos lembremos Dele como Aquele que deu a própria vida para que pudéssemos viver, para que nossa aliança com Deus fosse restaurada. A Santa Ceia é o momento em que devemos recordar que Seu corpo santo foi ferido e o Seu sangue foi derramado na cruz para que fôssemos libertos do cativeiro de Satanás.


  • A CELEBRAÇÃO DA SANTA CEIA - A Bíblia diz que a Santa Ceia deve ser realizada até que Jesus venha novamente (1 Coríntios 11:26). Além de ser um memorial, a Ceia do Senhor também é um ato profético, uma proclamação da volta do Cordeiro (1 Tessalonicenses 4:16-17). Ao celebrar a Ceia, a igreja mostra que mantém viva a esperança do retorno de Cristo.


  • PARTICIPAÇÃO DA SANTA CEIA - A Palavra de Deus afirma que todos aqueles que foram lavados no sangue do Cordeiro, sem exceção (1 Pedro 1:18-19). Já aqueles que não reconhecem o sacrifício de Cristo, ou se esqueceram Dele, não são dignos de se assentarem à mesa.


  • CRITÉRIOS PARA A SANTA CEIA - DIGNIDADE: (1 Coríntios 11:27). Não podemos nos assentar na mesa de qualquer maneira para que não sejamos culpados de pecar contra corpo e o sangue de Jesus. A Santa Ceia é um banquete espiritual, não carnal. 


  • REVERÊNCIA: (1 Coríntios 11:28-31). Devemos examinar o nosso coração e as nossas atitudes, para só então nos assentarmos à mesa. Se existe algo que nos condene, precisamos nos arrepender daquilo, para então comer do pão e beber do cálice. 


  • ALEGRIA E HINOS DE LOUVOR: Durante a celebração da Santa Ceia, Jesus e seus discípulos cantaram um hino de louvor a Deus. E naquele momento, Ele se encheu de alegria, mesmo sabendo o que Lhe aconteceria horas mais tarde. Ao cantar, Cristo encarou a escuridão da noite, da dor e dar morte, pois sabia que tudo estava nas mãos de Deus. E como Ele, nós também devemos cantar (Salmos 92:1, 147:1, Atos 16:25).

A Santa Ceia é muito mais do que uma simples tradição entre os crentes; é um momento de comunhão com os irmãos em Cristo e com o próprio Deus. Ela é a celebração da vitória que nos foi dada através do corpo e do sangue do Cordeiro, é a festa da família do Senhor (Efésios 2:19).

DEUS abençoe a cada um de nós e nossas famílias, nos encontraremos no próximo domingo no mês de Abertura da FAMÍLIA (01-MAIO) num lindo culto de Celebração da Santa Ceia, traga a sua família todinha... Abraço! Semana vitoriosa a todos.


Boletim 24/04
Grande Abraço!
Pr. Dário Rocha
O que é a Santa Ceia? O que é a Santa Ceia? Reviewed by Igreja Batista Central do Jordão on 4/24/2016 06:30:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Não deixe de comentar, estamos ansiosos esperando sua opinião.

Lembre-se que você pode escolher comentar pelo FACEBOOK, clicando na opção nessa barrinha escura aí acima!

Porém antes de Comentar leia:
-Comente só sobre a postagem; (Caso queira falar conosco clique em "Contato")
-Este blog é público, e várias pessoas acessam diariamente, por isso não coloque seu número telefônico, senha, ou dados pessoais nos comentários.

Image Link [http://3.bp.blogspot.com/_Fci168erGdQ/SSRaF9y9-II/AAAAAAAAAS0/JZ2NPEsH8-Q/S220/101_1247.jpg] Author Name [Igreja Batista Central do Jordão] Author Description [Uma igreja que existe para lhe ajudar a crescer espiritualmente com os propósitos de Deus para sua vida.] Facebook Username [ibcjordao] Twitter Username [none] GPlus Username [+ibcjordaotv] Pinterest Username [none] Instagram Username [none]