“DESÂNIMO OU DESESPERO?”



Desânimo, um resfriado...Desespero, uma pneumonia em nossas emoções!
Texto: Salmo 77 (Leia – Só tem 20 Versículos)
O desânimo é o resfriado mais comum das emoções. O Desespero é a pneumonia de nosso equilíbrio. Eventualmente, eles afetam a todos nós. Estas sensações não é um “privilégio” dos nossos dias. Ainda no Velho Testamento, Elias, o profeta, “homem de ferro” de Deus tornou-se tão desanimado que em determinado momento de sua vida, sentou-se debaixo de um zimbro e orou para morrer. De acordo com Marcos 8:12, “...E, suspirando profundamente em seu espírito...”, até mesmo o próprio Jesus muitas vezes "suspirou" profundamente dentro de seu espírito. O Apóstolo Paulo teve muitas experiências difíceis na Ásia, que de acordo com II Coríntios 1:8 ele disse, "até da vida desesperamos".

 A palavra "desesperado" significa, "estar em uma perda total" Em outras palavras, a situação de Paulo parecia tão desesperadora que ele não via saída, mas só a morte. O homem que nós encontramos neste Salmo suportou todas as marcas que hoje seriam diagnosticadas como depressão. Ele sentiu-se esquecido e abandonado por Deus. Ele não conseguia dormir. Ele não conseguia articular seus pensamentos por causa da exaustão emocional. Ele estava cansado o tempo todo. Lembrou-se de quando ele era feliz e tinha uma música em seu coração, mas não mais, e ele não conseguia voltar para lá, não importa o quanto ele tentasse. Paulo ficou tão deprimido que ele mesmo começou a questionar Deus (7-9). "Será que Deus rejeitou o seu povo?" "Será que Deus não se importa?" "Será que Deus perdeu a compaixão?" Estas são perguntas penetrantes, mas eram as perguntas que viam do salmista quando ele se encontrava em desespero.

 Paulo não chegou a tal situação da noite para o dia. Existe sempre a progressão em tais experiências emocionais. O desespero começa com uma decepção que não é tratada de forma construtiva. O padrão é o seguinte: a decepção leva a dúvida, dúvida leva à depressão, e a depressão leva ao desespero. A decepção é o pai do desespero. Alguns de vocês podem estar como o salmista e questionando se Deus te deixou sem ajuda no seu tempo de angústia. Mas ele teve uma visão surpreendente que o salvou de seu desespero. Vemos isso no versículo 10, "isto é a minha aflição", diz ele. Ele reconheceu que o problema era com ele e não com Deus. Ele viu que suas dúvidas eram devido a sua própria fraqueza, e não negligência de Deus. Foi neste momento que ele decidiu fazer algo sobre o seu problema. Quatro vezes nos versículos 10 e 11, ele diz: "Eu...”. 

Isto é significativo. Nós não somos vítimas indefesas de nossas emoções. Nós não temos de ser sequestrado por nossas atitudes. Podemos agir. Nossos pensamentos governam nosso humor, pois se pensarmos corretamente vamos nos sentir melhor. A maioria das depressões surge de um pensamento onde não foi possível transformar a tristeza e de forma errada nós temos dentro de nós o poder de mudar ou controlar nossos pensamentos e não o fazemos para o bem. Para lidar com essas emoções prejudiciais devemos ser mentalmente fortes. Se você não lidar com suas emoções elas vão lidar com você e dominá-lo. Você deve ser treinado a tomar a decisão de não permitir que suas circunstâncias consigam derrotá-lo.

 Força, Foco e Fé! Maior que DEUS, ninguém! Semana Vitoriosa a todos. Só faltam 42 dias para o final do ano. Avante! Aquele abraço!

Pr. Dário Melo da Rocha 
IBCJ / IBMBJ- ORMIBAN-PE Mat. 2051
Aquele Abraço!

“DESÂNIMO OU DESESPERO?” “DESÂNIMO OU DESESPERO?” Reviewed by Igreja Batista Central do Jordão on 9/04/2017 01:42:00 PM Rating: 5

Nenhum comentário

Não deixe de comentar, estamos ansiosos esperando sua opinião.

Lembre-se que você pode escolher comentar pelo FACEBOOK, clicando na opção nessa barrinha escura aí acima!

Porém antes de Comentar leia:
-Comente só sobre a postagem; (Caso queira falar conosco clique em "Contato")
-Este blog é público, e várias pessoas acessam diariamente, por isso não coloque seu número telefônico, senha, ou dados pessoais nos comentários.

Image Link [http://3.bp.blogspot.com/_Fci168erGdQ/SSRaF9y9-II/AAAAAAAAAS0/JZ2NPEsH8-Q/S220/101_1247.jpg] Author Name [Igreja Batista Central do Jordão] Author Description [Uma igreja que existe para lhe ajudar a crescer espiritualmente com os propósitos de Deus para sua vida.] Facebook Username [ibcjordao] Twitter Username [none] GPlus Username [+ibcjordaotv] Pinterest Username [none] Instagram Username [none]